Thursday, February 19, 2004
Sou paulista -- mais do que brasileiro...
Sou paulista -- mais do que brasileiro...
Meu pai era pastor presbiteriano e minha mãe, que acabara de fazer 19 anos quando eu nasci, era do lar. Meu pai morreu em 1991 e minha mãe faz 80 anos este ano.
Eu cresci em Lucélia, SP, Irati, PR, Marialva, PR, Maringá, PR, e Santo André, SP -- com Campinas, SP sempre presente, pois aqui moravam meus avós maternos. Mal conheci minha avó paterna e meu avô paterno morreu muito antes de eu nascer.
Fiz o Grupo Escolar e o Ginásio em Santo André. O Clássico eu fiz no Instituto José Manuel da Conceição, em Jandira, SP (perto de onde a Adriana mora, hoje). Vide http://jmc.org.br, um site que criei para a minha ex-escola.
Depois do Clássico fui, já aos 20 anos, para o Seminário Presbiteriano de Campinas, de onde fui expulso em 1966. Do Seminário Presbiteriano fui para o Seminário Luterano, em São Leopoldo, RS, em 1967. Fiquei lá um ano, mas não terminei o curso.
Dadas as vicissitudes da época, acabei indo para os Estados Unidos -- Pittsburgh, Pa -- no final de 1967. Lá o Conselho da Educação da Pennsylvania considerou os meus estudos até aquele momento equivalentes a um grau universitário. Com isso o Pittsburgh Theological Seminary me deu um diploma de Bacharelado em Teologia. Com este, matriculei-me no Mestrado na área de História das Idéias e, tendo-o concluído, no Doutorado, que terminei em 1972, em Filosofia, na University of Pittsburgh.
Dei aula durante dois anos nos EUA, na California State University, Hayward, CA, e no Pomona College, Claremonet, CA. Voltei para o Brasil em 1974, vindo direto para a UNICAMP, onde estou até hoje, 30 anos depois. Devo me aposentar no ano que vem.
Sou casado com Sueli (segundo casamento tanto meu como dela). Temos (no global, contando os meus e os dela) quatro filhos: Patrícia, Andrea, Rodrigo e Tatiana (da mais nova para a mais velha, idades de 28 a 34). Todos estão casados. Exceto pela Andrea, que mora nos Estados Unidos, os outros três moram perto de mim.
Temos dois netos, Gabriel (da Tatiana e do Alexandre) e Olívia (da Andrea e do Rick). A Patrícia (casada com o Rubens) teve um bebê, Guilherme, em Setembro de 2003, bastante prematuro e com problemas, que morreu menos de uma semana depois de nascer. O Rodrigo e a Adriana estão esperando a Gabriela para Junho.
É isso, por enquanto...
Eduardo